Compartilhe:
O modelo de Inovação aberta, ou Open Innovation chega para atender uma necessidade de renovação constante de ideia e soluções, onde nem sempre as empresas conseguem fazer sozinhas.
A necessidade constante do mercado em trazer soluções diferenciadas e mais rentáveis para os desafios de uma organização nos faz perceber que dificilmente uma empresa de pequeno ou médio porte tenha, dentro da sua equipe, todo o conhecimento necessário para montar uma estrutura de inovação robusta e escalável.
Desta forma, ter a oportunidade de contar com parceiros externos para obter mais e melhores conhecimentos e desenvolver tecnologias que vão além das limitações naturais de uma organização é de extrema importância para que sejam criadas soluções, seguir tendências, se reinventar e ganhar competitividade.
Tipos de inovação aberta
Qualquer empresa poderá se beneficiar com o processo de inovação aberta. Ela pode ser implantada em grandes, médias e pequenas companhias, cooperativas ou em outros empreendimentos de menor robustez.
Definir a sua estratégia e realizar o diagnóstico correto é a parte fundamental para que o processo ocorra de forma personalizada e assertiva. O primeiro passo é definir o tipo de inovação aberta que mais se adequa à sua empresa dentre os modelos abaixo:
Inbound
Significa trazer pessoas de fora para dentro da organização para resolver problemas específicos.
Outbound
A própria empresa se propõe a participar e a propor soluções para outras empresas, clientes ou fornecedores. Trata-se, portanto, de uma estratégia muito mais proativa.
Coupled (ou inovação aberta mista)
Uma combinação da aplicação de Inbound e Outbound pela mesma empresa. Da mesma forma que ela se oferece proativamente para contribuir para outros projetos, ela também busca novas ideias e parcerias para seus próprios processos. De um modo geral, a solução costuma ser integrada para grupos de atuação em comum.
O melhor parceiro para inovar
Abrir os departamentos para contribuições externas pode iniciar esse processo de forma estruturada. Dentre os tipos de inovação aberta, certamente algum deles será o formato ideal para a sua empresa. Busque um parceiro que foque nos seus resultados.
O Portotech tem 12 anos de experiência aplicada, com cases de sucesso em diversas organizações, de diferentes portes, sendo coautor no processo de estruturação de Estratégia de Inovação, focando na relevância e crescimento sustentado.
Vamos conversar sobre a sua estratégia? Queremos saber um pouco mais sobre os seus desafios.